quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vamos brincar de Top 5? Os melhores jogos de tabuleiro

Por Vanessa dos Santos

Essa semana na lista de jogos de tabuleiro BG-Br do yahoo está rolando uma brincadeira onde todo mundo está colocando os seus top 10, me empolguei com a idéia e resolvi colocar aqui o meu top5, primeiramente.

Eu já jogo faz um tempo (5 anos) e muita coisa mudou no meu gosto desde que eu comecei, alguns eu gosto desde o comecinho, outros eu fui aprendendo a gostar com o tempo e, ainda, outros eu aprendi a desgostar com o tempo, mas de qualquer forma aí vai minha lista dos meus 5 jogos preferidos atualmente (não necessariamente nessa ordem):


1. Battlestar Galactica: Jogo cooperativo onde você é um dos poucos sobreviventes da humanidade tentando chegar à terra prometida de Kobol, enquanto você tenta sobreviver aos constantes ataques de Cylons.


E, pra facilitar ainda mais as coisas, existem Cylons infiltrados na alta cúpula dos sobreviventes, que inclusive, pode ser você. Um jogo de muita intriga política e conspiração, eu adoro jogar de Cylon.

Clique AQUI para saber mais sobre o jogo.

2. Puerto Rico: Um dos melhores jogos já criado. Ponto. Poderia parar por aqui, mas seria injusto. Puerto Rico é um jogo altamente estratégico, quase sem sorte nenhuma super-hiper equilibrado e o que é melhor, com regras simples.

Tenho que admitir que demorei a gostar de Puerto Rico, mas hoje, ele com certeza faz parte do meu top 10.

Clique AQUI para saber mais sobre o jogo.


3. Steam: Eu costumo falar pra todo mundo que vem aqui que o Steam é o jogo mais cruel que eu conheço. Tem até uma história que rola no BGG que o Martin Wallace chegou em casa, encontrou a mulher na cama com outro, descobriu que o cachorro dele tinha morrido e não tinha janta em casa, aí ele foi e fez o Steam.

Com esse fundo, vocês já podem imaginar o quanto coração negro é esse jogo! Acho que é por isso que eu gosto tanto dele, tanto, tanto! Um jogo de trem onde você já começa devendo, que você precisa escolher entre ter dinheiro ou ponto de vitórias como recompensa. Com o pequeno detalhe de que pra tudo você precisa de dinheiro, mas ganha quem tiver mais pontos de vitória.


4. Brass: Mais uma pérola do sr. Martin Wallace, baseado na revolução industrial, o Brass reflete bem a questão de oferta e demanda.

Um jogo bem apertado, onde você precisa se preparar para o futuro tanto com dinheiro quanto com planejamento, senão você vai se dar muito mal (parecido com a vida, sabe?).

Clique AQUI para saber mais sobre o jogo.


5. Caylus: AHHH!!! Caylus é lindo! Perfeito! <3 O pai dos jogos de alocação de trabalhadores. À medida que o jogo vai avançando, as opções novas que aparecem são escolhas dos jogadores, o que deixa o jogo bem mais estratégico, isso tudo sem contar que se você joga com pessoas mais experientes dá pra jogar em uma hora! Ou seja, bom, bonito e rápido! Atualmente é o meu preferido. :)

Clique AQUI para saber mais sobre o jogo.

Vanessa dos Santos é chata pra caramba, anti-social e muito malvada, mas está sempre disposta a ensinar regras de jogos e acredita que jogos de tabuleiro faz as pessoas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário