domingo, 1 de abril de 2012

Magic: The Gathering – História do Sucesso – Parte II

Por Ricardo Stávale

O sucesso da edição inicial solicitou uma reedição mais tarde, em 1993, juntamente com expansões para o jogo. Arabian Nights foi lançado como a primeira expansão em dezembro de 1993. Novas expansões e revisões do jogo base ("core sets") já foram lançados regularmente, chegando até em quatro lançamentos por ano.


Enquanto a essência do jogo manteve-se sempre a mesma, as regras de Magic foram submetidas a três revisões importantes, com o lançamento da edição revista em 1994, Classic Edition em 1999, e Magic 2010 em julho de 2009. Com o lançamento da oitava edição em 2003, Magic também recebeu uma grande reformulação visual.


Em 1996, a Wizards of the Coast estabeleceu o "Pro Tour", um circuito de torneios onde os jogadores podem competir por prêmios em dinheiro consideráveis ​​ao longo de um torneio de fim de semana único. Em 2009, o prêmio máximo em um único torneio nos EUA era US $ 40.000.


Sancionada através do ICD, os torneios acrescentaram um elemento de prestígio para o jogo em virtude dos pagamentos em dinheiro e cobertura da mídia a partir de dentro da comunidade.


À partir de 2009 Wizards of the Coast deu mais de US $ 30.000.000 em prêmios, em vários torneios profissionais, incluindo Pro Tours, Grand Prix e campeonatos nacionais.


Magic foi um sucesso imediato para a Wizards of the Coast. Logo no início eles eram ainda relutantes em anunciar o jogo, porque eles foram incapazes de acompanhar a demanda existente. Inicialmente Magic atraía muitos jogadores de Dungeons & Dragons, mas a seguir incluiu todos os outros tipos de pessoas também. O sucesso do jogo levou rapidamente à criação de jogos semelhantes por outras empresas, bem como a própria Wizards of the Coast.


Enquanto Spellfire TSR se tornou muito popular (5 edições, 6 línguas, e 12 conjuntos de expansão para o seu nome), Wizards of the Coast tentou acompanhar o sucesso da mágica com Jyhad (agora chamado de Vampire: The Eternal Struggle), um jogo sobre os vampiros modernos. Outros jogos semelhantes incluídos no sistema de Trading Card Games foram lançados como aqueles baseados em Star Trek e Star Wars.


Um artigo de 2004 nos EUA sugeriu que jogar Magic pode ajudar a melhorar as habilidades sociais e mentais de alguns dos jogadores. O artigo entrevistou os pais dos jogadores que acreditam que o jogo, semelhante ao esporte, ensina as crianças como ganhar e perder de uma forma mais graciosa.


Magic também contém uma grande quantidade de estratégia e vocabulário que as crianças não são expostas a sobre uma base regular. Os pais também afirmam que jogar Magic ajudou a manter seus filhos longe de problemas, como o uso de drogas ilegais ou se unirem a gangues criminosas.


Além disso, até 2007, alguns dos melhores jogadores tiveram a oportunidade de competir por um pequeno número de bolsas de estudo.

Leia também: Magic: The Gathering – História do Sucesso – Parte I

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Um comentário:

  1. Cheguei quase 20 anos atrasado para a festa. Comecei a jogar só recentemente Magic na plataforma digital, e sem dúvida nenhuma, belo jogo. Merecida fama.

    ResponderExcluir