domingo, 1 de abril de 2012

Magic: The Gathering - História do Sucesso - Parte I

Por Ricardo Stávale

Magic: The Gathering (também conhecido somente como Magic) é um dos primeiros jogos de cartas colecionáveis, criado por Richard Garfield e introduzido em 1993 pela Wizards of the Coast. Magic continua a prosperar até os dias de hoje, com cerca de doze milhões de jogadores em 2011. Magic pode ser jogado por dois ou mais jogadores, cada um usando um baralho de cartas impressos.


Cada jogo representa uma batalha entre magos poderosos, conhecidos como "planeswalkers", que empregam as magias, itens e criaturas fantásticas retratados em cartas de Magic individuais para derrotar seus adversários. Embora o conceito original do jogo baseou-se fortemente na fantasia tradicional de role-playing games como Dungeons & Dragons, o jogo de Magic tem pouca semelhança com os jogos de papel e lápis de aventura.

Richard Garfield

Richard Garfield, o criador do jogo, era um candidato a doutorado na Universidade da Pensilvânia, quando começou a projetar o jogo. Durante seu tempo livre, ele trabalhou com jogadores voluntários locais para ajudar a refinar o jogo. Ele trabalhava como professor adjunto no Whitman College em 1993, quando Peter Adkison (então CEO da Wizards of the Coast empresa de jogos) pela primeira vez foi interposto com Garfield para discutir o jogo Robo Rally.


Adkison viu o jogo como muito promissor, mas decidiu que a Wizards of the Coast não tinha os recursos para produzi-lo naquele momento. Ele gostava das ideias de Garfield e mencionou que ele estava procurando um jogo portátil que poderia ser jogado no tempo de inatividade que ocorre com frequência em convenções de jogos.


Garfield voltou e apresentou o esboço geral do conceito de um Trading Card Game. Adkison imediatamente viu o potencial dessa ideia e concordou em produzi-lo. Magic: The Gathering sofreu uma liberação geral em 05 de agosto de 1993.


O jogo foi simplesmente chamado de mágico pelos jogadores teste, e quando o jogo teve de ser oficialmente nomeado, o advogado informou que Magic era muito genérico para ser registrado.


Mana Clash foi o nome escolhido para ser usado na primeira solicitação do jogo. Ainda assim, todos os envolvidos com o jogo continuaram a chama-lo de Magic. Após nova consulta com o advogado, foi decidido mudar o nome do jogo para Magic: The Gathering, permitindo assim que o nome fosse registrado.


A patente foi concedida a Wizards of the Coast em 1997 como um "método inovador de jogo e os componentes na forma de trading cards", que permite construir um deck selecionando cartas colecionáveis.


A patente despertou críticas de alguns observadores. Em 2003, a patente era um elemento de uma grande disputa legal entre a Wizards of the Coast e Nintendo, sobre segredos comerciais relacionados ao jogo da Nintendo Pokémon Trading Card. A ação legal foi resolvida fora do tribunal, e seus termos não foram divulgados.

Meu primeiro deck

(continua...)

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário