domingo, 8 de abril de 2012

Entrevista com Todd Rowland

Por Evaldo Vasconcelos

Um bate papo com o gerente de marcas da AEG, umas das empresas que cada vez mais investe no mercado americano de jogos.



Todd Rowland começou seu contato com a empresa escrevendo um site sobre Warlord, um card game lançado pela AEG em 2001. Em 2003, após deixar seu currículo no stand da empresa em uma Gen Con, foi chamado por John Zinser, um dos fundadores da empresa e criador do card L5R, para gerenciar o desenvolvimento de Warlord. Em 2005 recebeu a gerência de toda área de cards da empresa, incluindo a direção de arte. Em 2009 assumiu também a gerência de marketing das outras divisões da empresa: RPG, tabuleiro.

1- Fale um pouco sobre quem é você.



Tenho 33 anos, estou na indústria de jogos há 8. Agora eu sou gerente sênior de marketing na Alderac Entertainment Games. Gerencio linhas de produtos como Legend of the Five Rings (card e RPG), Nightfall, Smash Up, entre outros. Meu principal foco na empresa atualmente é o marketing, apesar de ainda trabalhar no desenvolvimento de alguns títulos. Moro em Mobile, Alabama, EUA.



2- Como você conheceu os jogos de tabuleiro e os card games e quando você decidiu tornar esse tipo de produto o seu trabalho?
Joguei jogos de tabuleiro por vários anos. Originalmente, a AEG era uma empresa bem mais voltada para card games, mas decidimos nos ramificar há alguns anos atrás e começamos a trabalhar com jogos de tabuleiro. Após cometermos alguns erros, conseguimos publicar vários bons jogos e não estamos pretendendo parar!

3- Ano passado, Tomb of Iuchiban, o primeiro crossover entre dois produtos da Alderac (L5R e Tomb) foi anunciado. Vocês querem continuar lançando crossovers entre os universos dos seus produtos? Como surgiu a idéia de fazer Legend of Yuchiban?

Bem, queríamos fazer um crossover de Tomb e L5R, porque realmente gostamos do Tomb e L5R é a nosso jogo mais popular. Entretanto depois de trabalhar nele por algum tempo, nós percebemos que nunca conseguíamos o jogo que queríamos, então decidimos por o projeto na gaveta por um tempo. Enquanto isso, trabalhamos com Fredric Moyerson para o lançamento de Ninja, que é um jogo de tabuleiro baseado em L5R. Nós acreditamos que apesar de queremos ver um jogo com Tomb e L5R juntos, não podemos simplesmente lançar qualquer coisa, precisávamos esperar até o jogo ficar do jeito que queríamos.



4- 2011 Foi um ano produtivo para a Alderac Entertainment, com os lançamentos de Ninja: The Legend of the Scorpion Clan, Thunderstone e Nightfall. Quais são os planos da Alderac para 2012? A AEG tem lançamentos para 2012?
Com certeza! Nós temos mais Thunderstone e Nightfall à caminho, e também estamos lançando Smash Up e a linha Tempest. Smash Up será lançada em agosto para coincidir com a Gen Con, e Tempest em outubro, para Essen.

5- Fale-nos mais sobre os 3 lançamentos: Smash Up, Dominare e Mercante.
Smash Up é um card game divertido e com partidas rápidas aonde você recebe 2 decks de facção, embaralha-os juntos, e joga com o novo deck contra os seus oponentes. Seus zumbis-dinossauros podem ser super efetivos contra os nijas-piratas do seus oponente. Então, nas próximas partidas você pode mudar os decks de facção a serem embaralhados juntos para combinações completamente diferentes.

Dominare e Mercante são parte de uma linha de jogos que está sendo preparada, chamada Tempest. Serão todos jogos de tabuleiro com o aspecto de "world-building" da AEG. Os personagens existirão em mais de um jogo e suas histórias evoluirão conforme forem criados jogos que explorem o universo criado.
Enquanto Smash Up é rápido e divertido, os jogos da linha Tempest são mais pesados, mais ainda assim divertidos!



6- Qual foi o primeiro projeto de jogo que você trabalhou? Qual é o seu estilo de jogo favorito?
Quando eu fui contratado pela AEG trabalhei em Warlord: Saga of the Storm. Eu estava nele havia 2 anos quando eu fui mandado para trabalhar com Legend of the Five Rings. Meu estilo favorito de jogo? Hrm... bem, eu prefiro os card games. Eu acredito que isso seja devido ao meu passado com os CCGs. Eu adoro os elementos de aleatoriedade e a evolução que vem ocorrendo nos card games.

7- Quais são seus jogos favoritos e como eles influenciam o seu trabalho na Alderac?
Bem, eu adoro os nossos jogos é claro, mas além deles, eu gosto muito do Arkham Horror, Ticket to Ride, e alguns outros RPGs incluindo Pathfinder. Acho que gosto dos jogos devido a sua qualidade e atenção aos detalhes na sua produção. Eu espero criar jogos que possam ficar entre esses que eu citei e ainda assim parecerem bem feitos.



8- Legend of the Five Rings TCG tem a tradição de realizar torneios e eventos – chamados Kotei – que são importantes no desenvolvimento do cenário do jogo. Qual é a posição da empresa sobre eventos para promover seus outros produtos?
Nós achamos que L5R possui uma afinidade natural com torneios e eventos, por se tratar de um card game e possuir esse fator de storyline interativo. Organizar eventos para L5R é fácil. Não é assim com os jogos de tabuleiro, com os quais não é fácil realizar torneios. Nós temos desenvolvido algumas iniciativas com relação a isso.

9- Como o consumidor europeu recebe seus produtos? Você vão aos eventos europeus? Conte-nos sobre essa experiência.
Temos uma recepção muito boa no mundo inteiro! Vamos à Essen todos os anos e temos muitos visitantes em nosso stand. Estaremos lá novamente esse ano. Essen é muito diferente da Gen Con. A Gen Con é bem divertida, na minha opinião, o evento é a maior atração dele mesmo, e tudo é muito animado o tempo inteiro. Essen é um pouco mais quieta, sossegada. Grandes demonstrações dos jogos e vários encontros acontecem durante o dia com pessoas de outras empresas. Eu gosto muito de Essen, mas é completamente diferente!

E com relação à Europa, L5R possui uma grande base de fãs no continente e os torneios europeus tem crescido a cada ano.




10- A AEG está aberta à propostas de projetos de jogos? Em caso positivo, como os designers podem entrar em contato para apresentar um jogo desenvolvido por eles?
A melhor opção para isso é enviar o projeto em um formato eletrônico (de preferência em PDF) para o email customerservice@alderac.com com as palavras "Game Submission" no assunto. Dois membros da nossa equipe analisam o jogo dentro de algumas semanas e respondem o que acharam. Nós adoramos ver novas propostas e estamos sempre abertos a considerá-las

Imagens: BGG.

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

Nenhum comentário:

Postar um comentário