terça-feira, 13 de março de 2012

Entrevista com o criador de War: Batalhas Mitológicas

Por Wagner Rodrigues

E com o anúncio nesta semana do protótipo do tabuleiro de War: Batalhas Mitológicas, a FunBox fez uma entrevista exclusiva com os criadores do jogo!


Por trás deste super lançamento a Grow estão os mestres Sérgio Halaban e André Zatz! Isso mesmo, os mesmos criadores de War: Império Romano, Sultan, Hart an der Grenze, entre outros super jogos.


Vamos conferir a entrevista?


FunBox: Olá Sérgio e André! Parabéns por mais um jogo publicado (a lista está ficando longa, viu! rsrs)! Nossos leitores estão bem curiosos sobre as novidades de War: Batalhas Mitológicas. Vocês podem nos contar um pouco como foi o processo de design do jogo?

Sérgio e André: Muito obrigado! Ainda bem que a lista continua crescendo! rsrsrs.

Falando um pouco do novo War, depois da boa experiência do War: Império Romano, a Grow nos procurou para desenvolver a nova versão temática para a família War. Desta vez, ao contrário do que foi estabelecido no desenvolvimento do War: Império Romano, a Grow nos pediu desde o começo que incluíssemos regras avançadas. Eles já tinham definido que o tema seria Grécia Antiga e que cada cor (jogador) teria suas miniaturas próprias. Além disso, nos deram abertura para incluir materiais adicionais como cartas, fichas cartonadas e dados poliédricos. Ficamos muito entusiasmados desde o início com todas essas possibilidades.

O trabalho aconteceu em três etapas em função do cronograma de desenvolvimento interno da Grow. Como o prazo era curto tínhamos que trabalhar em paralelo com os outros profissionais envolvidos no projeto. Logo no início definimos melhor o tema do jogo e quais seriam as miniaturas que seriam feitas, assim o modelista já poderia começar a trabalhar. A segunda etapa foi o desenvolvimento do tabuleiro e objetivos para a versão clássica do jogo. Aí o departamento de design pode começar a criação da parte gráfica. Por fim trabalhamos nas regras avançadas.

Um dos sucessos internacionais da dupla

Em termos de novidades, a simples mudança de mapa e consequentemente de objetivos, já é por si só uma mudança significativa. Durante os testes fica bem evidente que os jogadores tem que se adaptar a esse novo cenário e desenvolver novas estratégias. Essa mudança possivelmente já atenda a expectativa do grande público (não dos gamers).

Mas sem dúvida, acho que a grande novidade desta nova edição serão as regras avançadas. Aproveitamos o tema do jogo para incluir poderes especiais para as figuras mitológicas (miniaturas) e incluímos alguns deuses na forma de caratas, que podem ser invocadas usando-se pontos de devoção.

Convém ressaltar que a base do jogo permanece a mesma, então o fator sorte continua muito presente. Os poderes dos deuses, das figuras mitológicas e a administração dos pontos de devoção, são elementos novos que agregam muito na experiência do jogo, mas não mudam a sua essência.

Protótipo do tabuleiro

FunBox: Quais foram os principais desafios para que o jogo conciliasse ao mesmo tempo a mecânica do War clássico com novos elementos?

Sérgio e André: Tentamos nos manter fiéis ao que eu chamo de o “espírito do War”, que eu resumira assim: se a defesa tirar 6, não importa com quantos dados o ataque jogou, ela vence. Ou seja, não existem situações pré-determinadas nesse jogo, nada é certo ou garantido. Experimentamos muitos poderes diferentes (para as regras avançadas) e concluímos que aqueles que tinham uma dose de aleatório, eram sempre os que melhor casavam com espirito do jogo.

Então eu diria que o maior desafio, além do tempo de projeto (que foi bem curto), foi manter as regras avançadas dentro de espírito de aleatoriedade e simplicidade do jogo básico. E, embora eu seja altamente suspeito para dizer, acho que conseguimos. Pelo menos eu estou muito satisfeito com o resultado.

Sérgio Halaban na FunBox

FunBox: Quanto tempo levou a criação do jogo desde sua concepção inicial?

Sérgio e André: Foram quatro meses. O primeiro contato com a Grow foi feito em novembro de 2011 e concluímos tudo no final de janeiro 2012.

FunBox: Cria War: Batalhas Mitológicas foi mais fácil do que criar War: Império Romano?

Sérgio e André: Não, foi um pouco mais difícil. De cara, a inclusão de regras avançadas significou um trabalho extra que não tivemos no War: Império Romano. Além disso, não sei dizer exatamente porque, a definição e ajuste do mapa também deu um pouquinho mais de trabalho.

As miniaturas do jogo


FunBox: Pessoal, mais uma vez agradecemos pela entrevista e desejamos muito sucesso com este novo título! Para finalizarmos, vocês poderiam nos contar um pouco dos seus novos jogos que vem por aí?

Sérgio e André: Tem o Haathi, que será publicado pela Clever Mojo Games, ainda não sei se será em 2012 ou 2013. E tem também uma reedição do Hart an der Grenze por um editor italiano (U-Play) prevista para este ano ainda.

Também estamos conversando com o Tiago da Ceilkan e quem sabe teremos mais novidades ainda para este ano.

O Haathi, tem uma história interessante. Ele nasceu com o título de Indian Derby chegamos a fazer muitos testes desse jogo. Testamos várias versões do jogo durante uns 3 anos. Inicialmente com a Kosmos e depois com outros editores. O jogo chegou a bater na trave umas duas vezes (com editores distintos). Aí depois de esgotar todas as alternativas, decidimos tentar um caminho novo, buscar um parceiro que pudesse dar uma nova direção ao jogo. Contatamos o Reinhard Staupe, com quem tenho uma boa relação, mas ele não gosta de desenvolver em parceria. Porem ele nos encorajou a falar com o Bruno Faidutti. O Bruno gostou muito do tema e da ideia do jogo e começamos a trabalhar juntos. O resultado dessa parceria com o Bruno foi o jogo que vocês testaram aqui em nosso escritório (naquela época ainda não estava concluído, foram feitos vários ajustes, mas o espirito do jogo permaneceu). No fim nossa decisão de buscar um parceiro se mostrou certa, pois essa nova versão do jogo (mais leve do que a última que tínhamos) encontrou um editor e finalmente será publicada.

Haathi: criado em parceria com Bruno Faidutti

Pessoal, obrigado pela oportunidade de falar um pouco desse nosso novo “filhinho”, é sempre um prazer falar com os amigos da FunBox. Aproveitando, gostaria de agradecer publicamente aos testadores: Ernane Guimarães Neto, Ivan Garde, Marcelo Paschoalin, Fagner Lima, Danilo Shindi, Guilherme de Andrade, Márcio Falsetti, Anderson Pifler, Gustavo Nascimento e seu grupo de Santo André: Rafael Conrado de Freitas (Wally), Bruno Calin Nicollete (Corvo) e Bruno Ibarra. Pela enorme disposição, paciência e ótimas sugestões. Sem a sua ajuda não teria sido possível terminar o jogo a tempo.

Veja também: Capa e Miniaturas de War: Batalhas Mitológicas

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário