segunda-feira, 12 de março de 2012

Deterrence: Os Estados Unidos e a Guerra Fria

Por Wagner Rodrigues

E hoje conheceremos mais sobre como foi o momento histórico simulado pelo jogo Deterrence, da Ceilikan Jogos! Desta vez, falaremos sobre os EUA!


Com o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos foram, juntamente com a União Soviética, os grandes vencedores, pois embora os outros países dos aliados também estivessem do lado vitorioso do conflito militar, os EUA e a URSS saíram da guerra com força política e econômica muito maior do que entraram.

Um mundo dividido entre as duas superpotências.

As duas super-potências rapidamente polarizaram o mundo e dominaram o seu cenário militar e econômico durante o periodo conhecido como Guerra Fria. Os dois países entraram diversas vezes em conflitos através de países fantoches, mas nunca em conflito direto, pois seus lideres tinham medo do poder de destruição das armas nucleares, que ambos tinham a disposição.

Imagem do jogo Deterrence.

Resistindo a regimes de esquerda e projetos socialistas pelo mundo inteiro, os EUA, muitas vezes, suportaram governos autoritários para aumentar sua zona de influência. Foi criado um Comite Interno de Atividades Não Americanas com a finalidade específica de investigar a suspeita de sentimentos comunistas na sociedade americana, e muito foi encorajado o sentimento Anticomunista durante os anos da Guerra Fria.


Nos anos 1960, a Guerra Fria alcançou as estrelas quando em 1961 os soviéticos realizaram o primeiro vôo espacial tripulado e os EUA prometeram colocar um homem na lua em no máxima uma década (feito realizado em 1969). Foi também nesta década que o mundo chegou mais perto da Guerra Nuclear, com a famigerada Crise dos Mísseis de Cuba, quando armas nucleares de alcance intermediário foram instaladas em Cuba pelos Soviéticos. A década de 1960 na América ainda viu a luta pelos Direitos Civis, tanto pelos afro-americanos como pelas feministas, e a entrada dos EUA na Guerra do Vietman, talvez o mais famoso conflito armado entre os EUA e um fantoche da URSS.

Vista aérea de uma base de mísseis em Cuba.

Nos anos 1970, os EUA viveram um tumultuado periodo na política interna, com o escandalo de Watergate. Os anos 1980 foram marcados pela liderança de extrema direita de Ronald Reagan, porém foi um periodo de grande progresso diplomático com a URSS em direção ao fim das hostilidades entre os dois países. O colapso soviético no final desta decada representou o fim da Guerra Fria, com os Estados Unidos emergindo como vencedores e única superpotência do mundo.

A Queda do Muro de Berlim: um dos marcos do fim da Guerra Fria.

Quer viver as emoções deste clima de tensão e guerra? Pois participe de nossa promoção valendo o sorteio de uma cópia de Deterrence!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Um comentário:

  1. Rapaz, chamar o povo no Vietnam de fantoche da URSS é no mínimo desconhecer a história. Pois revolução não tem dono meu chapa, não foi a URSS que inventou a revolução socialista.

    ResponderExcluir