segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

War: Batalhas Mitológicas e Risk GodStorm

Por Evaldo Vasconcelos

A Grow acabou de anunciar o lançamento de War: Batalhas Mitológicas!


Segundo a empresa, o lançado irá celebrar os 40 anos do jogo de estratégia mais famoso do Brasil. Segundo o blog da FunBox, esta edição substituirá War: Império Romano nas prateleiras das lojas a partir de maio deste ano.

Com um mapa temático situado na Grécia Antiga, você precisará conquistar territórios como Creta e Rhodes.

Imagens do novo produto ainda não foram divulgados, mas o site divulgou ainda uma foto de uma das reuniões durante a fase de criação do novo jogo.


O título terá dois módulos de jogo: Um básico que segue as regras clássicas e outro que promete deixar os jogadores batalharem lado a lado com os deuses gregos e com criaturas mitológicas como Minotauro e Cíclope! Jogos com sistema básico e avançado são algo comum nos mercados europeu e americano. Este anúncio parece ter vindo em resposta a algumas reclamações ao sistema de regras do War Império Romano que, apesar de um acabamento primoroso vinha com as mesmas regras da versão básica do jogo lançado pela Grow no início dos anos 70.


Para os jogadores que acompanham o mercado internacional, provavelmente surgirão comparações entre War: Batalhas Mitológicas e Risk GodStorm. O jogo foi lançado em 2004 pela Avalon Hill (atualmente um selo da Hasbro).

O tabuleiro de jogo é dividido em 6 áreas coloridas e é composto por 42 territórios que representam a “Terra Antiga”, que inclui a maioria da Europa, norte da África, oeste da Ásia e Atlântida. Um outro tabuleiro representa o Mundo Subterrâneo e contém 5 céus codificados pelas cores dos panteões dos deuses.

Cada um dos 5 panteões — Babilônios (azul), Celtas (verde), Gregos (roxo), Egípcios (bege) e Nórdicos (vinho) — tem 4 deuses: um deus da morte, uma deusa da magia, um deus dos céus e um deus da guerra e também tem exércitos de fiéis. Os exércitos são compostos de figuras de soldados, os quais representam 1 exército, e figuras de elefantes de guerra, que representam 5 exércitos.


O jogo foi desenvolvido por Mike Selinker (Betrayal at House on the Hill), com suporte de Richard Baker, Michael Donais e Bill McQuilan; uma equipe da Wizards of the Coast que, normalmente trabalha em projetos do jogo Magic the Gathering. A influencia deles é percebida na mecânica que introduziram no jogo: as Miracle cards. Há quatro diferentes baralhos delas, um para cada deus. Algumas são inócuas, contribuindo com alguns exércitos ou fé (dinheiro), algumas, no entanto, podem causar alterações dramáticas na força e posicionamento dos jogadores. Se, por um lado, as cartas dão toda uma carga emocional ao jogo, devido ao suspense de proporcionam, por outro, tornam o jogo mais caotico que a versão básica do Risk. A carta mais poderosa do jogo, por exemplo é "The Sea is Your Tomb" que afunda o continente de Atlântida com tudo que houver nele: exércitos, templos e deuses presentes.


Provavelmente a Grow Jogos não deve seguir uma linha tão caótica em seu lançamento. Esperamos até maio para conferir.

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

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