terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jogo da Vida no Campo

Por Wagner Rodrigues

E começou no dia 28, no Parque de Exposições de Salvador, a 24ª Feira Nacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro).


Antes que você fique se perguntando "E eu com isso?", a segunda maior feira do setor no Brasil este ano terá o “Jogo da Vida no Campo”.

O jogo é uma versão “rural” do tradicional jogo de tabuleiro de 4mX4m - preparado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), cuja entidade participa da Cadeia Produtiva dos Grãos, na qual apresenta, principalmente para as novas gerações, o caminho que os alimentos fazem desde o campo até a mesa.


Feito em tamanho “gigante”, o jogo é a trajetória do produtor rural, desde o plantio até a colheita, com o ônus e bônus da atividade, como financiamento da safra, controle fitossanitário, condições climáticas não controláveis, comercialização e outros.

A ideia é mostrar para os pequenos, e para a população urbana, que não existe mágica em produzir, e, sim, muito trabalho. O jogo é interessante porque ele coloca o participante na condição do agricultor, que tem que tomar empréstimo, e, claro, pagar com juros, tem de vacinar o gado, aplicar o defensivo na época certa, tudo isso feito da maneira mais correta para ser sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente”, diz o presidente da Aiba, Walter Horita.

A Fenagro vai até o dia 4 de dezembro e espera um movimento financeiro de R$ 100 milhões em negócios.

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário