terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entrevista com Tiago Bueno

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Entrevistamos o responsável pela Ceilikan Jogos, Tiago Ali Oliveira Bueno


Que jogador nunca pensou em criar e lançar seu próprio jogo? Alguns foram além e criaram suas próprias empresas. Hoje entrevistamos o fundador da Ceilikan que fala um pouco sobre a experiência, as dificuldades e o mercado brasileiro.

Strategos: Como você conheceu os jogos de tabuleiro nacionais e os importados?
Tiago: Sempre gostei de jogos de tabuleiro. Joguei minha primeira partida de War com 6 anos de idade e por aí vai. Durante os anos 90 fiquei um pouco afastado dos jogos de tabuleiro devido ao RPG, que chegou com tudo no país naquela época, e com a turma do RPG fui descobrindo os jogos importados.


Strategos: Quando surgiu a idéia de abrir uma empresa de jogos? A quanto tempo a Ceilikan Jogos está no mercado?
Tiago: A Ceilikan vai completar cinco anos em 2012, mas a idéia é bem mais antiga. A idéia remonta da decada de 90 e ficou ai mais de uma decada aguardando uma oportunidade, que finalmente apareceu em 2007.

Strategos: Os jogos de tabuleiro mais conhecidos no mercado brasileiro são, sem dúvida, War e Banco Imobiliário. Ambos clássicos "ameritrash". Há alguns anos, os "jogos de tabuleiro estilo alemão" vem conquistando e ampliando o seu público no país. Como você encara essa mudança e qual é como a Ceilikan analisa a demanda do mercado brasileiro?
Tiago: Não considero nem War e nem Banco Imobiliário como jogos de estilo americano, ambos os jogos são anteriores a esta denominação, o que eu chamo de clássicos. Os jogos modernos surgiu como uma tendência bem depois e estes sim podemos dividir entre estilos americanos e europeu. O mercado do Brasil não está necessariamente se abrindo ao estilo europeu, mas aos estilos modernos de jogos. Como o estilo europeu é mais acessível (preço e complexidade) que o americano, ele tem uma vantagem muito boa e acaba chegando na frente nos mercados que ainda não conhecem as novidades, mas em breve os jogos americanos vão começar a chegar por aqui também. E neste ponto a Ceilikan, assim como as outras empresas do setor, são pioneiras e cada a nós criar a demanada para este mercado.


Strategos: Qual sua opinião sobre as grandes empresas brasileiras de jogos e sua resistência em lançar novos títulos?
Tiago: O custo de projeto de um jogo nas grandes empresas é muito maior do que o custo de um projeto na Ceilikan. Para um projeto na Ceilikan se pagar, precisa vender 200, 300 cópias, para um projeto de uma grande empresa se pagar, eles precisam vender 10.000 o salto é muito grande. Então é natural que as pequenas usem os jogos modernos como diferencial para entrar no mercado do que uma grande empresa se arriscar com isso.

Strategos: Samurai, seu primeiro título, é uma obra do renomado Reiner Knizia. Como foi a experiência e quais foram os resultados?
Tiago: Trabalhar com o Dr. Knizia foi fantástico e deu uma ótima entrada para a Ceilikan no mercado. Os resultados foram compatíveis com um um primeiro projeto de uma empresa, 90% aprendizado, 10% resultados.

Strategos: Há algum plano de vocês lançarem outro título internacional?
Tiago: Sim, possivelmente como parte das comemorações, mas por enquanto ainda está em sigilo.

Strategos: O que você pode adiantar sobre um dos seus novo jogos, o Boolean?
Tiago: Boolean é um sistema de jogo para o aprendizado de lógica booleana (binária), elaborado pelo Prof. Edu Jacober, que ele mesmo já usa a anos como parte da didática em sala de aula, mas está mais desafiador e estratégico. Cada jogador tenta manipular um programa de computador para fazer com que os seus "bits" marquem pontos e os dos adversários fiquem de fora do programa.

O designer Edu Jacober e Tiago na BGCon 2011

Strategos: O mercado americano de jogos de tabuleiro está em franca expansão. Empresas como Wizards of the Coast e Cryptozoic entraram forte no setor em 2011. Como você vê esse processo? Há planos de criar jogos para o mercado americano como as empresas européias já fazem?
Tiago: O projeto da Ceilikan é solidificar o mercado nacional de jogos e não temos uma estratégia definida de lançar jogos no exterior.

Strategos: Quais são suas expectativas para o futuro da Ceilikan? O que os board gamers podem esperar da empresa em 2012?
Tiago: Se tudo der certo, será um ano com muitos lançamentos da Ceilikan. Vamos investir
bastante para as comemorações de cinco anos da Ceilikan.

Strategos: Quais são seus 3 jogos de tabuleiro preferidos?
Tiago: Power Grid, Puerto Rico e Tikal

(fonte)

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