quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entrevista com o ilustrador de Galáxia S.A.

Após termos dado aos nossos leitores uma amostra do que será o jogo Galáxia S.A., a FunBox entrevistou quem fez a arte do jogo.


Marcelo Bissoli é ilustrador e desenvolve personagens, identidades visuais, layouts e conceitos. Seu trabalho é bem variado mas sua paixão é criar personagens. Sempre foi fascinado em "concepts" e em descobrir como os profissionais da área faziam aquelas coisas tão legais. Desde então, estuda e desenvolve processos de criação.


Com uma extensa carteira de clientes (como Banco Itaú, Claro, Nike, Coca-Cola, entre outros), é dono da Vectoria, uma agência de criação e desenvolvimento de peças gráficas.


Vamos saber um pouco mais sobre este talentoso artista dos jogos de tabuleiro nacionais:

FunBox: Quais são os seus jogos de tabuleiro preferidos e por que?
Marcelo: Gosto do SmallWorld por conta de sua mecânica e das inúmeras possibilidades. Não deixando de lado a qualidade gráfica que é cativante. Tive contato com o material o Dust Tactics que é fenomenal, por seu capricho, detalhamento e uma mecânica de jogo simples que abre oportunidade pra expansões; Avalio um jogo primeiramente pelo visual (afinal sou um ilustrador - rs) depois vou pra mecânica que precisa ser simples e ao mesmo tempo cativante.


FunBox: Como surgiu a oportunidade de ilustrar jogos de tabuleiro? 
Marcelo: Eu literalmente compareci em eventos e fui conhecendo, entendendo como eram os processos e de que forma o mercado aqui estava operando. Depois desenvolvi um portifólio adequado e que tivesse um bom uso nas mãos de desenvolvedores de jogos. O passo seguinte foi meu contato com o Antonio Marcelo que me direcionou na produção gráfica de alguns projetos onde tive a chance de "potencializar" meu aprendizado e mostrar meu potencial criativo.
FunBox: Em quais projetos você já trabalhou?
Marcelo: Antes de desenvolver para jogos de entretenimento eu já mexia com jogos de treinamento corporativo. Produzi peças gráficas para grandes empresas do mercado mas sempre com aquele briefing diferenciado dos jogos casuais. Em analógicos desenvolvi  o "Planetas S.A." pra ser distribuído num evento de games e até baixado no website da Riachuelo Games. Depois do "Planetas" percebemos que podíamos ousar algo maior e caí de cabeça no Galaxia, atualmente estou mexendo com Casa da Fama e Guerreiros de Ferro.

FunBox: Como foi a experiência de ilustrar o Galáxia S.A? 
Marcelo: Foi desafiador e praticamente uma faculdade. Vivi as dificuldades e exigências do mercado como ele é. Mas descobri que o esforço de vários profissionais e o "gostar" são importantes. Tive um grande direcionamento por parte do Antônio e do Flávio que estavam sempre mencionando a visão do que era o universo "Galaxia S.A." com uma cobrança constante de qualidade e sem esquecer de como o público alvo iria ver aquilo na hora do jogo.
FunBox: Em que você se inspirou para a arte do jogo?
Marcelo: Tive de estabelecer qual era a impressão a ser passada pelo jogo e sua parte visual; Precisávamos de algo sério e rico. Foi inevitável não toma como referência grandes games (digitais e analógicos) do mercado como  Starcraft, Mass Effect e até o Ad Astra.

FunBox: Quais foram os grandes desafios?
Marcelo: Sem dúvida o tempo. Dizem que quando temos tempo pra algo é pior pois relaxamos e não desenvolvemos nada. Discordo pois sempre procuro ser regrado com minhas entregas e sei bem o quanto é bom ter tempo pra sondar referências, estudar e refinar uma arte.

Sobre Galáxia S.A.: Um emocionante jogo de construção de um império econômico estelar! Os jogadores disputam cada pedaço da galáxia, adquirindo o direito de exploração de planetas que produzem diversos bens e devem vendê-los no mercado intergaláctico. Mas a galáxia é um lugar perigoso, e seus adversários usarão de artimanhas e intrigas para atrapalhar a sua jornada... Então embarque nessa odisséia para tornar-se o mais bem sucedido magnata cósmico!

2 comentários:

  1. Até que enfim trabalho de qualidade o mercado aqui do Brasil. Não tava mais aguentando o tabuleiro do bob-esponja!

    Y@nkee

    ResponderExcluir
  2. Caracas!!! Só o visual já me convenceu do que é este game viu - vou ficar atento com esses caras pra comprar o meu assim que sair.

    ResponderExcluir